POSTURA DA RODA
Esta é uma postura que nos remete à infância, tempo que nosso corpo era mais desimpedido para movimentos amplos como fazer uma ponte ou dar uma estrelinha.
No Yoga, algumas escolas chamam a postura como Urdhva Dhanurasana, outras, como chakrasana, mas todas concordam com o nome de Ponte.
A finalidade principal de um asana é sempre de natureza mental. Logo, o chakrasana funciona como uma ponte para vencer a inquietude e fragilidade da mente, facilitando a concentração, e criando condições para administrá-la.
Como a Postura da Ponte afeta você:
- O praticante cultiva a conexão com a plenitude e totalidade através do despertar de todo o sistema dos Chakras (7 principais);
- Equilibra todo o Sistema corporal (reprodutivo, cardiovascular, endócrino, linfático, imunológico, nervoso, esquelético, muscular, respiratório, digestório, eliminatório e urinário).
- Ativa os 5 elementos (terra, água, fogo, ar e espaço)
- Efeitos terapêuticos: estimula a tireóide e cura desarranjos de traqueia e da laringe, graças à abundante irrigação no local. É uma das técnicas de maiores virtudes neuroanalépticas, ou seja, capaz de levantar o tônus nervoso.
- Efeitos psíquicos: Da vivacidade intelectual e melhora a memória, sendo um psicoestimulante.
Como Fazer :
- Deite-se sobre as costas. De olhos fechados (o que não é uma regra, mas evita o mal estar)
- Encolha as pernas e estique os braços ao lado do corpo até que o dedo médio toque o seu calcanhar.
- Leve as mãos abaixo dos ombros, deixe o cotovelos fechados;
- Inspire profundamente e, mediante impulso, eleve o seu corpo tirando costas do chão e elevando-a o mais alto que puder.
- Permaneça na postura pelo menos 5 respirações profundas ou o quanto for confortável, respirando normalmente.
- Na exalação, abaixe o corpo até o chão, flexionando os joelhos e os cotovelos.
A fim de obter um maior alongamento das costas, expirando puxe ainda mais os músculos das coxas pra cima, tirando os calcanhares do chão
- Estenda o peito, leve-o na direção contrária dos joelhos ,alongue para cima a região sacral da coluna até que o abdômen esteja esticado
- Abaixe os calcanhares até o chão , mantendo o estiramento da coluna .
Muito embora a Postura da Roda ative todos os 7 chakras principais ,ele tem seu foco no quarto chakra, o Anahata, que coincidentemente funciona como uma ponte entre os três chakras inferiores e os três chakras superiores.
O Anahata chakra, ao nível do coração, rege os sistemas circulatório sanguíneo e prânico. Quando desenvolvido desperta o amor universal.
E como disse sabiamente o poeta Carlos Drummond de Andrade:
”Pois de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente! Amor que seja navio, casa, coisa cintilante, que nos vacine contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo e o mais que estamos vivendo ou presenciando.”
O post POSTURA DA RODA apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário