quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin

Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin

Ainda hoje na Índia, há yogins que se retiram para as montanhas com o único propósito de intensificar suas práticas de libertação. Afastam-se das distrações da sociedade por saberem que a agitação dificulta este processo. Esses retiros podem durar anos e muitos sadhus jamais voltam a uma cidade.

Ramatha sadhu meditando na neve

Ramatha Sadhu meditando na neve

 

Estes yogins retirantes são chamados de ramatha sadhus e são considerados os que mais levam a sério a busca do desenvolvimento espiritual. Abrem mão de todos os confortos que a sociedade provê em prol do propósito de elevação.

Os ramatha sadhus geralmente moram em cavernas e possuem apenas um pano para se proteger do frio e uma cumbuca para comer e tomar água.

 

“As poucas coisas que o filósofo tem lhe bastam, já que ele sabe enriquecê-las de significado.”  Domenico de Masi em “O ócio criativo”

 

No vídeo editado por nós, vemos um desses yogins retirantes praticando em meio às objeções que a Natureza impoõe. Nem a forte chuva de granizo é capaz de afetar sua imperturbável imobilidade.

O vídeo original possui mais de 15 minutos sem cortes em que ele mantem-se imóvel na postura.

Nesta semana, os alunos do YogIN App Studio estão treinando a postura da árvore, vrikshasana, nas aulas ao vivo. O objetivo desse treinamento é o mesmo (guardadas as devidas proporções) do ramatha sadhu – Manter a Imobilidade do Corpo a partir do Foco na Mente.

Quando mantemos uma postura de equilíbrio, com a perna cansando, os músculos tremendo e uma vontade louca de por o pé no chão, estamos dizendo a nossa mente quem está no comando. Vencemos o condicionamento de ceder ao primeiro estímulo e nos mantemos firme no propósito incial. Estabilizar a Mente!
Por isso, as posturas de equilíbrio são excelentes para melhorar a concentração e consequentemente a Meditação.

Elas simulam no plano físico as distrações que acontecem dentro da mente durante a Meditação.

Quando você faz a postura da árvore e mantém seu olhar e atenção fixos num único ponto (ekagrata), você está replicando a mesma busca de um único ponto em um exercício de Meditação.

Quando você dispersa, o corpo demonstra isso com desequilíbrio, mas se quiser, poderá recuperar o ponto de visão e consequentemente a estabilidade do corpo.

Esse é o mesmo processo de quando estamos meditando e embarcamos em pensamentos perdendo a proposta inicial. O meditante persistente, não se abala e volta a se concentrar no que se propôs, exatamente como o ramatha sadhu.

Gostaria muito de ver você nas aulas ao vivo treinando com a gente a estabilização do corpo para o melhor funcionamento da mente.

Boas práticas a todos e nos vemos na aula de hoje 18h.

 

 

Quer saber mais sobre o Vrikshasana – A imperturbável atenção do yogin?

A postura da árvore que vem sendo explorada pelos professores do YogIN App Studio. Saiba mais sobre essa postura clicando na IMAGEM ABAIXO.

 

Postura da Árvore ou Vrikshasana – Variações de Execução

 

Quem foi o primeiro Yogin Ocidental?

O Yoga surgiu há pelo menos 4 mil anos na Índia, mas quem foi o primeiro yogin no Ocidente? Clique na Imagem Abaixo para saber.

Quem foi o Primeiro Yogin?

 

Namaste !


O post Vrikshasana – A imperturbável atenção do Yogin apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Descubra Qual Tipo de Yoga é Melhor Para Você

 A yoga clássica tem várias variedades que diferem na dinâmica dos exercícios, na gama de posições praticadas ou no grau de envolvimento esp...