4 exercícios de Yoga para acordar melhor
Acordar é uma tarefa um tanto simples para alguns, mas tão difícil para outros. Há quem precise colocar o despertador 40 minutos antes da hora apenas para usar o botão de snooze.
E se você usasse só 20min e nos outros fosse meditar?
Os resultados são incríveis e você logo vai perceber que vale a pena. Dedique esses 20 minutos iniciais para você!
O acordar é o nascer da vida, onde tudo começa. E se pudéssemos despertar com mais disposição, a vida não seria melhor? No curto prazo, há um nítido ganho de energia, no médio, irá sentir a diferença na sua concentração e clareza dos pensamentos.
Como o Yoga, com seus 5.000 mil anos de know-how, pode te ajudar nisso:
LEIA SOBRE COMO O YOGA PODE AJUDA-LO DORMIR MELHOR
- Medite
Logo que acordamos e sentamos para meditar, a quantidade de imagens que conseguimos lembrar dos sonhos é incomparavelmente maior que em qualquer outro momento do dia. Uma vez que os sonhos sejam mensagens cifradas do nosso inconsciente, lembrar e meditar sobre os sonhos é um excelente exercício de autoconhecimento.
Sente-se numa posição firme e confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados. Traga à tona todos os sonhos que você consiga lembrar. Vá montando aos poucos a linha cronológica do que você sonhou na noite passada. Se nunca fez este exercício, ficará impressionado com a quantidade de imagens que será capaz de lembrar. Guarde essas memórias para analisá-las no decorrer do dia. O que elas significam para você? O que dizem sobre seus medos, ambições e comportamentos? Como você pode agir para melhorar algum defeito que foi apontado?
- Respire
Trazer uma porção extra de energia para dentro do corpo não faz mal a ninguém. Especialmente neste momento tão importante do nosso dia.
Para executar este exercício:
- Coloque as mãos no abdômen e observe a seguinte regra – quando o ar ENTRA o abdômen SAI, quando o ar SAI abdômen ENTRA. Depois de ter dominado essa ordem de movimentação, comece a acelerar a respiração, abdômen para dentro e para fora produzindo ruído, mas sempre mantendo a observação da regra. Acelere até a velocidade máxima em que consiga manter a coordenação. Faça isso duas vezes por um minuto. A sensação de energia interna será facilmente percebida.
- Inspire profundamente e retenha o ar nos pulmões o máximo de tempo que aguentar sem desconforto.
- Espreguice-se
O espreguiçamento é o alongamento espontâneo dos animais. Infelizmente, por questões sociais, reduzimos muito os espreguiçamentos espontâneos. Ninguém veria com bons olhos um executivo que parasse uma reunião para abrir ao máximo os braços, tombando a cabeça para trás e soltando um longo bocejo.
Espreguiçar é essencial quando os músculos ficam por muito tempo sem se movimentar. Quem já comparou a diferença de praticar pela manhã e a noite entende o que estou falando. O corpo fica muito mais rígido, logo depois que acordamos. Espreguiçar é uma forma simples e eficaz para despertar o corpo com eficácia.
- Limpe-se
A educação ocidental nos ensina claramente a importância de limpezas corporais externas tais como tomar banho, escovar os dentes, assoar o nariz, mas quem cogita uma limpeza que acontecesse por dentro do corpo? Talvez, apenas os yogins. Mesmo vivendo num tempo em que não existia Coca-Cola ou delivery de pizza, eles já se preocupavam em ter um corpo limpo internamente. Para os YogINs, o verdadeiro detox deve ir além de uma alimentação saudável, deve se atentar para o que já foi ingerido e limpar tudo, com o máximo de profundidade. Criaram técnicas, chamadas de kriyás, que atuam internamente limpando órgãos a partir de movimentações musculares.
Esta última dica é bastante simples, embora elaborada no sentido dos seus efeitos. Iremos atuar na limpeza e melhor funcionamento dos intestinos e órgãos do sistema digestivo. Aceleraremos o movimento peristáltico facilitando a eliminação de detritos que não estão saindo no ritmo de movimentação natural e que depois serão filtrados nos rins e sairão no aparelho excretor.
- Flexione os joelhos inclinando o tronco a frente, apóie as mãos nas coxas. Soltando o ar, traga seu abdômen o mais para dentro que conseguir, criando uma grande cavidade na região abdominal. Repita isso algumas vezes até sentir que dominou a contração. Depois disso, sempre que estiver sem ar, comece a contrair e relaxar o abdômen diversas vezes. Rápido, mas sem deixar de ser profundo. Repita o exercício dinamicamente por mais 10X.
Estas quatro técnicas não tomarão mais de 20 minutos da sua manhã, mas farão uma grande diferença no seu dia. APROVEITE!
O post 4 exercícios de Yoga para acordar melhor apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário