Na crença hindu é dito que Matsyasana pertence a uma das encarnações do DeusVishnu, que é o guardião do universo. Fala também, com certa frequência, que a terra se tornou corrupta e que a inundação varreria a terra por completo.
Vishnu assumiu o avatar de uma postura de pesca chamada Matsya e depois levou todos os diferentes sábios a um lugar seguro e assim preservou toda a sua sabedoria.
Este asana em particular, tem como objetivo ser ao mesmo tempo focado e resistente quando se sente desequilibrado, como Matsya que está preso e mantém a terra e o mar em equilíbrio.
É muito importante que você se certifique de que seu estômago e seus intestinos permaneçam vazios antes de fazer este asana especial. É aconselhável reservar algum tempo entre a última refeição e a atividade física e ter tempo suficiente para digerir os alimentos com facilidade.
Este asana também funciona melhor se você o praticar no período da manhã, porém, você também pode praticá-lo à noite.
Como Fazer Matsyasana?
O primeiro passo é você se deitar de costas. Certifique-se de que suas pernas estão conectadas e suas mãos descansam confortavelmente ao lado do seu corpo.
Coloque as palmas das mãos debaixo dos quadris com as palmas de frente para o chão. Depois, junte os cotovelos e coloque-os também mais perto da cintura.
Suas pernas devem agora ser cruzadas para que seus pés sejam cruzados no meio e suas coxas e joelhos estejam descansando no chão.
Em seguida, inspire e levante o tórax para que sua cabeça seja levantada e a coroa toque o chão.
Certifique-se de que o peso de seu corpo repousa sobre seus cotovelos e não sobre sua cabeça. Ao levantar o peito, tente fazer pressão sobre as omoplatas.
Mantenha esta posição desde que ela seja confortável para você. Sustenha sua respiração normalmente.
Expire e depois solte esta posição levantando a cabeça e deixando seu peito cair no chão. Agora solte suas pernas e relaxe.
Dicas Importante
É melhor evitar esta posição em particular se você sofrer de pressão alta ou baixa. Os pacientes que sofrem de insônia e enxaquecas também precisam evitar esta postura.
No caso de uma lesão nas costas, é fortemente recomendado não tentar esta postura. Como iniciante, você pode sentir alguma tensão no pescoço ao praticar este asana.
Para evitar isso, você pode abaixar ligeiramente o peito ou até mesmo dobrar um travesseiro ou cobertor sob sua cabeça até que você se sinta realmente confortável nesta posição.
Benefícios da Pose do Peixe
- Um texto tradicional fala que Matsyasana é “o inimigo de todas as doenças”.
- Também ajuda a diminuir o peso corporal.
- Matsyasana controla a circulação do sangue.
- Pode restaurar a força da coluna vertebral e o equilíbrio geral do corpo e melhorar a postura.
- O Matsyasana é abre o quadril. É destinado a pessoas com extensões de quadril profundas e cronicamente apertadas.
- O Matsyasana também estimula o chakra do terceiro olho (Ajna chakra) e o chakra da garganta (Vishuddha chakra).
- A Pose do Peixe representa poderosas batalhas contra a insônia e torna a glândula pineal forte para que você possa dormir bem à noite.
- Ajuda contra a constipação, tensão ou estresse, doenças respiratórias e ansiedade.
- Eleva a capacidade pulmonar.
O conteúdo Matsyasana – A Pose do Peixe aparece primeiro em Yoga ou Ioga.
via Tumblr Matsyasana – A Pose do Peixe
Nenhum comentário:
Postar um comentário