Navasana – Postura do barco
Quando pensamos em “barco”, somos levados a imaginar um veículo que possa nos levar em segurança, nos fazendo fluir pelos rios, mares, oceanos …que nos faça flutuar e resista as tempestades, a pequenos danos causados pelo tempo. Que nos leve para longe da turbulência e nos traga a calmaria, a tranquilidade, a introspecção, para longe dos barulhos externos e próximos de nós mesmos.
Com navasana, o barco, não é diferente. Nau significa barco e também faz parte da palavra Pranava, a vibração do OM, o som primordial. Nas Upanishads, o OM é descrito como um barco que nos conduz com segurança absoluta através dos mares, por vezes, turbulentos da vida. Essa postura cultiva o centramento como símbolo de nossa conexão com o Ser real.
Ele é um ásana que organiza a energia da mente e do corpo. Onde não pode haver dualidade, mas unidade, trazendo paz e satisfação. Em navasana, a postura do barco, o esforço é imediato, não dá para permanecer nele sem presença. A respiração controla a mente, que por sua vez, controlará o corpo, levando-o a estabilidade.
Seus benefícios : é eficaz para o sistema eliminatório, digestório, endócrino, muscular, e energético. Com a prática constante, fortalecem os músculos das costas e abdominais, nos fazendo envelhecer com graça, conforto, e vigor, e melhorando a nossa qualidade de vida.
É contraindicada para quem tem hérnia inguinal e abdominal.
Como fazer :
- Com um dos pés no chão- entre na postura com apenas uma das pernas estendida. Eleve os braços paralelamente ao chão, com as palmas das mãos voltadas para dentro.
- Com joelhos flexionados- mantenha as canelas e os braços paralelos ao chão , ou as pernas estendidas para cima.
Obs: em ambas as variações, o peso do corpo fica sobre os ísquios, a coluna longa e o pescoço no prolongamento da coluna.
Para praticar conosco confira os horários das aulas ao vivo clicando aqui.
Leia mais sobre Navasana abaixo Navasana sem preconceitos
E para praticar a meditação no OM aperte play abaixo
Pratique e tudo virá . Pattabhi Jois
Namastê
Michelle Jandre
O post Navasana – Postura do barco apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário