O que é preciso para começar a praticar Yoga?
VONTADE, ou melhor persistência. Apesar de dar algumas dicas aqui de quais acessórios podem auxiliar você na prática de Yoga, o melhor deles e você querer voltar todos os dias a praticar. E todo os dias mesmo. Nem que não sejam possíveis práticas completas com asanas, yoga nidra (relaxamento), pranayamas (respiratório) e meditação.
Pelos menos os dois últimos você sempre deve conseguir fazer para criar uma rotina. Uma rotina que você possa vivenciar todos os dias o bem estar. Uma rotina que mesmo quando você não queira, esteja disponível para cumprir.
Com acessórios ou não a prática de meditação e pranayama você pode praticar a qualquer momento, lugar e sem requerer nada externo. Apenas a sua vontade interna de se conhecer. Se quiser praticar já, dá um pulo no site do YogIN App para praticar uma playlist específica de pranayamas com 5,10 ou 15 minutos.
Já para as práticas físicas de Yoga asana, que tradicionalmente eram apenas sentados, dhyanasanas, não era necessário nenhuma tecnologia especial sendo usados apenas uma toalha, canga ou similar. Com o avanço do uso do corpo com asanas mais elaborados que requerem principalmente a estabilidade, entrou aí o uso de tapetes de Yoga, os Yoga mats.
Hoje é possível escolher entre tapetes de Yoga de vários preços, tamanhos, materiais e até por prática. Abaixo algumas dicas:
1. Tapete de Yoga ou Yoga Mat:
– Escolha um tamanho que seja alguns centímetros maior que a sua altura;
– Observe a largura que pode ser 30,40, 60 cm;
– Observe a espessura. Geralmente quem está começando e sente dores do joelhos precisam de uma espessura um pouco maior do que 2/3 milímetros e há alguns que podem chegar até 6mm. Mas considere que quanto maior a espessura maior ele ficará ao enrolar e levá-lo para passear e praticar fora de casa;
– Teste em algumas lojas físicas o toque dos diversos materiais de tapete como EVA, PU, TPE, cortiça, algodão, veludo e muitos outros e escolha o seu preferido. Alguns site informam a aderência
– Na ausência de opção por tapetes, considere comprar placas avulsas de tatame e deixe sempre montado e pronto para te receber;
2. Props (apoios) Blocos e Cintos
Outro acessório bastante utilizado, chamado de props, são os blocos e cintos. Eles são grandes aliados para auxiliar no alongamento, alinhamento e permanência.
Sendo usados para trazer mais segurança e conforto para avanço em asanas simples para a meditação e também para segurança na evolução de asanas que exigem maior equilíbrio, força e sustentação. Ganhou muito destaque com as práticas de Yvengar Yoga.
Geralmente os cintos são de materiais naturais como algodão e lona e possuem de uma a duas fivelas e tamanhos variados. Já os blocos são uma infinidade como os tapetes, podem ser de EVA, espuma, cortiça etc.
Vale lembrar que em algumas situações, o uso do bloco para auxiliar no conforto da postura sentada para meditar pode ser substituído por uma manta dobrada, livros e até mesmo almofadas. E o cinto, o que você tiver em casa para improvisar.
3. Diversos
Outros acessórios criados pela indústria para auxiliar a sua prática podem ser:
– Rodas de Yoga – Yoga Wheel
– Blosters e pesos almofadados para práticas restaurativas;
– Bancos e cadeiras de meditação;
– Cadeiras de Yoga;
– Toalhas para Yoga;
– Alça e bolsa para carregar o mat para lá e para cá;
– Cobertor ou manta;
– Almofada de joelho;
Comece com o que tem em casa e não deixe que os acessórios sejam um empecilho para começar com uma meditação, pranayama e depois uma prática no tapete da sua sala, canga ou toalha.
Aproveite nosso movimento #oyoganaovaiparar e pratiquei muito com a gente as aulas ao vivo com correção e interatividade em tempo real
Namaste
O post O que é preciso para começar a praticar Yoga? apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário