O Blog Prana Yoga foi desenvolvido com a missão de fornecer conteúdos para impactar positivamente todas as pessoas que estão iniciando sua jornada na prática do yoga.
Sabemos que há muita informação a respeito deste assunto na internet, entretanto, devido a formação dos nossos autores, acreditamos sermos capazes de entregar um conteúdo de alto valor para você que deseja aprender desde a postura mais básica do ioga até o nível mais alto, se é que existe um, na prática desta arte milenar.
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Pranayama - Respiração Yogica para uma Saúde Melhor
Swami Kuvalayananda disse certa vez: "A ioga tem uma mensagem para o corpo humano, a mente e o espírito.
É uma verdade, porque um corpo saudável é a condição fundamental para o sucesso e a felicidade na vida. As pessoas estão cada vez mais convencidas de que a ioga traz saúde, satisfação e felicidade na vida estressante de hoje e que não se trata apenas de um programa de exercícios.
Neste artigo vamos falar sobre Pranayama (respiração alternativa). Pranayama significa simplesmente "gestão" correta da força vital - prana.
Embora o princípio básico permaneça o mesmo, muitos tipos diferentes de pranayama foram desenvolvidos, cada um com uma técnica única. Pranayama ou nadi shuddhi pranayama (pranayama de limpeza de nervos) é um desses tipos e é considerado uma das formas básicas.
A prática do Pranayama é de alguma forma semelhante à da tropa que regula o tráfego nas estradas, cuidando da limpeza, embelezamento, etc.
Pranayama também é conhecido como nadi shuddhi pranayama. O método consiste em inalar (pooraka) através de uma narina e vice versa. É por isso que este pranayama é chamado de Anuloma viloma, que significa respiração alternada.
Para praticá-lo, você tem que sentar-se em uma das posições de sentado de ioga. Comece com a respiração normal usando Mulabandha (ou seja, uma contração anal confortável).
Manter um Mulabandha estável, inalar e exalar completamente. Certifique-se de que o Mulabandha não se solte durante este processo. Faça uma breve pausa entre a inalação e a exalação. Inspire profundamente pela narina esquerda e exale pela narina direita; depois inspire pela direita e exale pela esquerda.
Continue respirando desta maneira, alternando as narinas esquerda e direita, por um ou três minutos.
Uma vez alcançado um nível de conforto desta forma, você pode passar para o próximo nível. Feche a narina direita com seu polegar direito e segure os outros quatro dedos. Agora inspire lentamente e a uma velocidade constante através da narina esquerda.
Repita o processo com as outras narinas. Ao inalar, levante os ombros e alargue o peito puxando suas costelas para cima. Entretanto, a parte inferior do abdômen deve ser mantida.
Vantagens: A via aérea é clara, o que prepara bem para a prática de outros pranayama. A respiração torna-se fácil e regulada. A mente se torna rítmica e o batimento cardíaco se torna rítmico. Concentração, memória e outras habilidades mentais também são melhoradas.
Contra-indicações : Dor abdominal intensa, inchaço devido a apendicite, aumento do fígado, intestino ou intestino muito sensível, doença pulmonar, dor de garganta grave, crescimento do nariz (pólipo) ou obstrução das vias nasais devido ao frio, etc.
Aviso: o leitor deste artigo deve tomar todas as precauções necessárias antes de seguir qualquer um dos asanas contidos neste artigo e no website. Para evitar problemas durante a realização dos asanas, é aconselhável consultar um médico e um professor de yoga. A responsabilidade cabe exclusivamente ao leitor e não ao site ou ao autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário