Meditação – Pense menos!
Parei no meio do texto para procurar uma imagem, encontrei essa aí de cima. Além de ser a primeira a aparecer na pesquisa, é de longe, a mais bonita. Na pesquisa dos hemisférios do cerébro com legendas em português, ninguém conseguiu encaixar tão bem os elementos dentro da arte. A imagem é bonita, as cores diferenciam perfeitamente os lados e as palavras foram muito bem encaixadas.
Quem a desenhou é o melhor artista de hemisférios do cérebro com legendas em português de todo o Google. A imagem é tão relevante que é a primeira a aparecer apesar do erro crasso – as funções de cada lado do cérebro estão trocadas. Mas se este erro não foi proposital, ele é a melhor imagem para o conceito de hemisférios cerebrais.
Sabe-se que o cérebro possui dois lados, desempenhando funções öpostas”.
O esquerdo, cuida da lógica, raciocínio, memória e áreas relacionadas.
Há um exame chamado eletroencefalograma que mede o ritmo das frequências cerebrais. Estes ritmos são classificados por faixas de velocidade, sendo que cada uma dessas faixas desempenha diferentes funções, como você pode ver na imagem abaixo.
Quanto mais se utiliza a informação produzida pelo lado esquerdo (capacidade de raciocínio), mais rápidas são as frequências. Logo, para resolver problemas, dentro do padrão de pensamento, temos que estar com a atividade cerebral máxima. Até mesmo esta outra imagem que busquei no Google fala que a resolução de problemas acontece no estado Gama >40 hertz.
O lado direito do cérebro é responsável pela sensibilidade, intuição e criatividade. O que demonstra uma nítida incoerência no fato de querermos solucionar os problemas apenas pensando mais (Gama +de 40 Hz), sendo que a criatividade acontece num ritmo Beta 13-40Hz que exige menos atividade cerebral.
Quanto mais você é estimulado a raciocinar, pesquisar, estudar, menos espaço deixa para o funcionamento do lado direito do cérebro, o lado da criatividade. Simplificando, quanto mais memória, menos criação.
Patanjali, importante mestre de Yoga do século III A.C., já dizia em seu livro Yoga Sutra, que a memória era uma das principais dispersões a serem controladas para pode se obter intuição.
O lado direito, opera com frequências cerebrais mais lentas, nos estados Teta de 4-7Hz e Alfa de 7-14Hz. Pelas pessoas que conhecemos, podemos notar que geralmente as menos aceleradas são mais criativas.
Talvez isto explique a imagem mais linda dos hemisférios cerebrais de todo o Google ter sido criada com a ordem das palavras invertidas.
Alguém já te deu como conselho – Pense menos!?
Tirando os conselhos amorosos: faça outra coisa para pensar menos nele/a . Geralmente, quando estamos com algum problema que não conseguimos resolver, nos recomendam pesquisar mais, ver algum caso semelhante, ler determinado livro. Isto pode ser um bom conselho, mas e se você cogitasse outro? – Pensar Menos!
A criatividade é sempre quem nos tira do buraco. Só de ler esta frase, você já deve ter pensado em algumas situações em que você só resolveu o problema por que pensou diferente.
Logo, a melhor coisa que você pode fazer para resolver algo é baixar a frequência das suas ondas mentais – estimular o funcionamento do lado direito do cérebro, de onde nascem as melhores idéias.
Certa vez, um filósofo percebeu que boa parte das suas idéias eram concebidas um pouco antes dele entrar no sono. Começou a se incomodar com a quantidade de ideias que perdia quando pegava no sono. Desenvolveu um sistema para não perdê-las. Deixava do seu lado papel e caneta e equilibrava um sino em cada mão. Quando dormia e tinha uma ideia, o sino tocava e ele acordava para anotar.
Próximo ao sono, a frequencia cerebral baixa muito e começa a operar na fase da intuição e criatividade. Tanto a meditação quanto o relaxamento, colocam-nos nesses estados de consciência. Praticar essa técnicas é a melhor forma para baixar a velocidade das frequências cerebrais para estimular o lado direito, o que permite que intuição e criatividade venham à tona.
Faça a experiência e não se esqueça de revisar suas criações antes de por na internet.
Quer saber mais sobre Yoga? Clique e receba o conteúdo gratuitamente.
O post Meditação – Pense menos! apareceu primeiro em YogIN App - Studio de Yoga Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário