Yoga ou Ioga - Só Muda a Escrita
O Que São Bandhas Yoga: Contrair para soltar
Neste post você vai descobrir que são bandhas yoga na prática e como ativá-los.
Bandhas significa travar, fechar ou fixar. No contexto do yoga, o termo se refere a um conjunto de técnicas do hatha yoga – prática espiritual focada no equilíbrio do corpo com a mente. Há quatro bandhas principais:
- Mula
- Uddiyana
- Jalandhara
- Jihva
Contudo, no hatha yoga, também existem outros bandhas combinados, que são utilizados em determinadas posições. E se você quer saber mais sobre os bandhas yoga, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona na prática.
Dexei um presente pra você. Pegue aqui!
O que são bandhas yoga?
Os bandhas, na verdade, são contrações de áreas específicas do corpo físico e que estão relacionados aos chakras, canalizadores do fluxo energético. Nessa prática, o fluxo de energia para uma parte específica do corpo é bloqueada. Mas quando o bandha é de fato, liberado, a energia flui com uma força muito maior, devido ao aumento da pressão.
Na dimensão física, os bandhas yoga mantêm o calor dentro do corpo, evitando lesões. Já na dimensão espiritual, eles conduzem a energia vital de forma adequada, com o objetivo de abrir o sushumna Nadi – principal canal energético do corpo humano.
Quais são os principais benefícios dos bandhas yoga?
Os bandhas são muito benéficos para a parte central do cérebro, os nadis e os chakras. Afinal, eles purificam e removem os bloqueios de cada ser. Isso ajuda na recuperação do equilíbrio do corpo, mente e espírito.
É possível perceber melhoras no funcionamento do sistema endócrino e dos órgãos internos, além da própria mente, que consegue manter o foco e a concentração com muito mais facilidade.Eles funcionam como um mecanismo de segurança, que evita a dispersão de energia vital e orienta o fluxo de energia pelo corpo.
Como ativar os bandhas yoga?
Conheça melhor os bandhas yoga e saiba como ativá-los da forma correta:
1. Mula – ativação do assoalho pélvico
A expressão mula bandha pode ser traduzida para o português como “fecho da raiz”. É o fecho do assoalho pélvico, que contém o ânus e o períneo. O mula bandha é uma contração dos músculos e estimulação de energias.
Para ativá-lo, é necessário contrair a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra, sentindo os músculos se elevarem tanto para cima quanto para dentro. Mantenha esses músculos contraídos e, depois, contraia a parte ao redor do órgão sexual.
Você vai sentir uma sensação muito parecida com a de conter a vontade de urinar. Comece treinando a ativação da contração com um espaço de tempo. Assim, quando se sentir confortável, você poderá tentar mantê-la por períodos maiores.
2. Uddiyana – ativação do abdômen
Uddiyana é um termo que significa “fecho do fluxo ascendente”. Ele move a energia para cima através de uma força poderosa, maior do que um mala bandha sozinho.
O uddiyana é ativado com a contração da musculatura do abdômen, principalmente na região do umbigo. Da mesma forma que no mula bandha, a contração é feita por períodos, até que você se sinta confortável para aumentar o tempo.
Além disso, é considerado um estimulante para sucos digestivos e problemas abdominais. Quando você conseguir integrar os movimentos das contrações com a sua respiração, significa que está realizando os movimentos da forma correta.
O músculo diafragma é capaz de criar uma barreira energética entre o coração e a área inferior do tronco. Logo abaixo de tal barreira, estão localizados os chakras inferiores. Acima da barreira, estão os chakras superiores.
Para ativar o bandha Uddiyana , o ideal é que você não esteja com o estômago cheio. Para começar, sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta. Inspire de forma profunda e expire pelo nariz.
Puxa a região abdominal de volta, em direção às costas. Agora, pressione de forma leve, a parte inferior da coluna torácica, para a sua frente.
O seu peito deve estar bem erguido. Mantenha o levantamento aplicado com força por até um minuto, sempre de acordo com os seus limites, até você conseguir fazer isso com menos esforço.
Vá liberando a trava aos poucos, relaxando a região do abdômen.
Ao contrair e ativar os dois bandhas yoga de forma simultânea, você irá perceber uma melhora no seu cotidiano, devido ao direcionamento correto do fluxo de energia pelo seu corpo.
3. Jalandhara – ativação da garganta
Jalandhara, que significa pote de água, pode ser traduzido como “contratação da garganta” e interpretado como o bloqueio do fluxo energético através dos vasos localizados na região do espaço.
Quando envolvido com Khechari mudra, seu efeito se torna ainda mais intenso e forte. A trava de espaço é muito aplicada em diversos tipos de exercícios de yoga.
Para ativar o jalandhara, um dos principais bandhas yoga, o primeiro passo é sentar-se de forma confortável, com a coluna reta.
Depois, levante o peito e o esterno – osso com o formato da letra “T”, localizado na parte anterior do tórax.
Comece a alongar de forma suave a sua nuca, puxando o queixo em direção a ela. Mantenha a sua cabeça bem centrada, sem incliná-la para o lados ou para a frente.
Deixe os músculos da garganta e do pescoço bem relaxados.
O bandha jalandhara pode ser mantido pelo tempo que você suportar. Comece com poucas repetições e vá aumentando aos poucos. O principal efeito do Jalandhara no corpo físico, acontece na região da garganta, onde se encontra a tireoide, paratireoide e a veia jugular. Além disso, também alivia o estresse e a raiva.
4. Jihva – ativação da língua
O Jihva é um bandha yoga de uso mais limitado, restringindo-se a sua execução a algumas posições. Para praticar essa técnica da forma correta, você deve pressionar a ponta da língua no céu da boca, com os pulmões cheios.
Os bandhas yoga trazem benefícios para os músculos do pescoço e tornam os nervos cervicais mais saudáveis. Além de trabalhar a flexibilidade do corpo e trazer o equilíbrio entre corpo e mente, eles aumentam o foco nas suas ações e principalmente, fazem com que as energias sejam direcionadas da forma correta.
A ativação dos bandhas yoga ajuda no raciocínio mental e torna a sua relação consigo mesmo e com os outros, muito mais harmoniosa.
Espero que tenha gostado deste artigo e até uma próxima vez.
Curso de Yoga Online Para Iniciantes https://yogaouioga.com.br/hatha/curso-de-yoga-online/
Aulas de yoga online para iniciantes https://yogaouioga.com.br/hatha/aulas-online-para-iniciantes/
O artigo O Que São Bandhas Yoga: Contrair para soltar apareceu primeiro em Yoga ou Ioga - Só Muda a Escrita
Nenhum comentário:
Postar um comentário